Páginas

Seja Bem Vindo (a)

Meu propósito para com este blog, está em coletar e difundir importantes mensagens voltadas para o autoconhecimento, percepções metafísicas, espirituais e poéticas, respeitando e identificando sempre os autores e fontes das mesmas.

sábado, 26 de novembro de 2011

Adiamento, desistência e a Síndrome da Perfeição






























Persistência está para a realização, assim como o ar está para a vida. Sem persistência não dá nem para a saída, o que dirá para a chegada. O oposto de persistência é desistência. Mas a desistência pode ter diferentes significados. O primeiro é o significado comum, ou seja: não terminar uma tarefa, não atingir qualquer objetivo. O outro significado é procrastinação, adiamento. Adiamento significa deixar para mais tarde, mas pode significar também nem começar.

Pergunte às pessoas porque elas adiam, e você irá ouvir respostas como essas: “eu sou perfeccionista, tem que estar tudo preparado antes que eu comece o trabalho”. “Não pode ter nada que me distraia; não pode ter barulho; não pode ter o telefone me atrapalhando; eu tenho que estar fisicamente bem; eu não consigo trabalhar com dor de cabeça”, e assim por diante.

A outra forma de desistência é o adiamento, a incapacidade de terminar alguma coisa. Você vai ouvir respostas como essas: “eu nunca fico satisfeito”; “eu sou o meu maior crítico; se não estiver preto no branco e todos os pingos nos i’s, não dou por terminado”. “Eu sou assim e provavelmente nunca mudarei”.

Você notou o que se passa aqui? Defeitos sendo transformados em virtudes. O perfeccionista dizendo que seus padrões são muito elevados para este mundo. A síndrome da perfeição é uma defesa comum quando as pessoas são confrontadas com seus pontos fracos.

Na realidade é apenas uma desculpa para o que verdadeiramente está por trás da procrastinação. Lembre-se, a razão mais importante para adiar as coisas, para não terminar o que se começa, ou para nem começar aquilo que se quer, pode ser o medo do fracasso; o medo da rejeição pelo insucesso; o medo de perder alguma coisa que as pessoas não sabem bem o que é, mas na verdade é o medo da punição pelo seu crítico interior.

Na prática, que diferença faz se você está com medo do insucesso, medo de perder alguma coisa sem saber o que é, ou medo de não ser perfeito? Você estará paralisado da mesma forma. Estará indo para lugar nenhum. Você estará permitindo se deixar dominar por uma visão negativa do futuro, no qual se vê sendo criticado (seu crítico interior é o pior de todos), se vê fracassando e sendo punido (na verdade por si mesmo). Essa visão negativa do futuro acaba sendo um mecanismo excepcional para ajudá-lo a chegar a lugar nenhum, a não realizar, não terminar e ainda achar que tudo isso é resultado de uma virtude, na busca da qualidade total. Cuidado!! Nosso subconsciente é mestre em nos enganar. O segredo para fugir disso? “Viva um dia de cada vez, mas viva cada segundo”.

Toda tarefa pode (e deve) ser dividida em partes e executada uma a uma, de preferência com a ajuda dos outros.
Você só consegue escrever um livro de 200 páginas, uma página de cada vez. Transporte essa idéia para qualquer objetivo seu e veja como de repente você já escreveu as 200 páginas.

Ao seu sucesso!!
Ao nosso sucesso!!!

Fonte: Wilson Meiler
via: http://suavizando.blogspot.com

_________________

Lisa Teixeira
http://muraldecristal.blogspot.com
Novembro / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário